Fraudes e ameaças na Internet

Segurança Antifraude 2 de Mai de 2023

Veja as fraudes frequentes em e-commerce – e como evitá-las

As vantagens e benefícios do e-commerce como instrumento de compra rápida e segura são perceptíveis no mundo todo. No Brasil, no primeiro semestre de 2022, o faturamento das vendas pela Internet atingiu a marca de R$ 118,6 bilhões, 6% a mais que o mesmo período de 2021. Os dados são do relatório Webshoppers 46 da NielsenIQ|Ebit, em parceria com a Bexs Pay.

Portanto, o e-commerce já se consolidou como instrumento principal de compras – e às vezes até única opção para certos produtos –, e está sempre em curva crescente de atividade.

Volume de tentativas de fraude impressiona

Mas não existem só boas notícias para o setor. Infelizmente, o crescimento ininterrupto e robusto da atividade do e-commerce vem acompanhado pelo aumento expressivo das ações dos criminosos digitais.

Segundo dados da Akamai Technologies, entre abril e setembro de 2022 (também período de 6 meses), as lojas de e-commerce no Brasil foram atacadas mais de 162 milhões de vezes. O tempo todo os criminosos estão  praticando ações que enganam uma parte significativa de consumidores e empresas.

Se de um volume tão grande de ataques, uma pequena parcela prosperar, já significa um prejuízo imprevisível para os mercados. Evidentemente, cada caso tem as suas particularidades, mas é certo que as fraudes geram problemas de diferentes proporções, desde as menores, até as fatais. Para os gestores de operações de Internet todo cuidado sempre é pouco.

Veja agora quais são os principais meios de ataques aos e-commerces para compreender o mecanismo deles e se antecipar aos golpes que eles proporcionam.

1.       Ransomware

É uma das formas muito frequentes de ciberataques. O ransomware é um elemento que trabalha para instalar um malware num dos sistemas da empresa, para capturar e tornar inacessíveis os arquivos importantes.

Desta forma, a empresa terá problemas sérios para o bom funcionamento do sistema, algumas interrupções, lentidão, etc.

Quando isso acontece, normalmente, os sequestradores dos arquivos conseguem contato através de mensagem anônima e blindada para pedir um determinado valor para devolver os arquivos ou o acesso a eles. Eles trabalham em cima do desespero dos gestores das lojas.

2.      DDoS

São os Distributed Denial of Service ou “Negação dos Serviços Distribuídos”. Quando são bem-sucedidos, eles conseguem tornar indisponíveis as páginas hospedadas em uma rede. Assim, eles inviabilizam o funcionamento de um sistema por sobrecarga.

O prejuízo para o e-commerce vem em dose dupla. Primeiramente, por interromper um processo de compra que, se multiplicado por tantas outras vezes em que ocorre o ataque, gera uma perda razoável imediata. Depois, porque pode fazer o consumidor buscar novos fornecedores concorrentes, que poderão fidelizá-lo de maneira permanente.

Também neste caso, os criminosos pedem resgates para interromper suas ações e permitir que os sites voltem à normalidade.

3.      Bot

Esta é uma ferramenta que rouba clientes dos e-commerces que se esforçam por criar promoções e condições especiais justamente para conquistar novos clientes.

As várias formas de bots captam as ações promocionais dos e-commerces e fazem compras em velocidade para revendas futuras não promocionais. A fraude aqui ocorre porque evita que o consumidor possa aproveitar uma boa promoção que lhe dê vantagens e o e-commerce não terá e não fidelizará novos clientes, como pretendem suas campanhas.

Clientes legítimos vão procurar as opções dos concorrentes, que não sofrem com fraudes causadas por bots.

4.     Web Aplication

Os criminosos conseguem entrar nos sistemas instalando um código malicioso para obter cópias dos dados dos usuários. Assim, especialmente na página de conclusão dos pedidos, os criminosos recebem uma cópia das informações, inclusive da forma de pagamento.

Desta forma, os criminosos digitais podem trabalhar situações futuras, como compras e pedidos de empréstimos, tudo em nome de terceiros. Recebem os valores, serviços ou produtos que adquiriram com ações fraudulentas, e não são identificados.

Cultura da Segurança Digital

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Adriano Cortês

Jornalista, designer e produtor de conteúdo, atua no segmento de tecnologia de dados e empreendedorismo digital.

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