Inteligência artificial aumenta produtividade.

Recuperação de Crédito 26 de Out de 2023

Benefícios da Inteligência Artificial na Recuperação de Crédito

A tecnologia tem avançado rapidamente em todos os segmentos de negócios, e o setor financeiro não é exceção. Com a chegada da inteligência artificial (IA), várias empresas estão aproveitando essa inovação para melhorar suas operações e processos.

Um desses segmentos é o de cobrança e recuperação de crédito. A IA vem proporcionando mais produtividade a este setor, transformando, otimizando processos, e agregando benefícios tanto para as empresas quanto para os consumidores.

A importância da recuperação de crédito

Antes de mergulharmos no papel da IA nesse processo, é essencial entender a importância desse segmento. As operações de cobrança e recuperação de crédito são fundamentais para a sustentabilidade financeira das empresas.

Quando os clientes não pagam suas dívidas, isso pode acarretar sérios problemas de fluxo de caixa e até mesmo o fechamento de negócios. Além disso, a falta de pagamento pode prejudicar a confiança do mercado na empresa.

Por outro lado, para os consumidores, a recuperação de crédito pode ser uma oportunidade para regularizar sua situação financeira e reconstruir sua reputação de crédito. Portanto, um processo eficiente de cobrança é essencial para garantir um equilíbrio justo entre os interesses das empresas e dos clientes.

Veja o que nunca pode faltar num CRM e facilite a vida do seu staff
O mercado de recuperação de crédito é vasto e cheio de oportunidades. Com a recuperação em V da economia brasileira, é momento de voltar a disputar os mais de 60 milhões de brasileiros inadimplentes. Os setores ou empresas que se prepararem agora para este cenário vão criar as melhores condições

O papel da inteligência artificial na recuperação de crédito

A inteligência artificial tem se mostrado uma solução eficaz para otimizar o processo de cobrança e recuperação de crédito. Com a capacidade de analisar grandes volumes de dados em tempo real e aprender com padrões, a IA pode oferecer insights valiosos e automatizar várias etapas do processo.

· Análise de Risco

Uma das principais aplicações da IA na cobrança de crédito é a análise de risco. Com algoritmos sofisticados, a IA pode avaliar o risco de inadimplência de um cliente com base em seu histórico financeiro, comportamento de pagamento e outras variáveis relevantes.

Isso permite que as empresas identifiquem clientes de alto risco e adotem estratégias proativas para lidar com eles.

· Personalização de Abordagem

Cada cliente é único, e a abordagem de cobrança também deve ser. A inteligência artificial pode personalizar a forma de comunicação com os devedores, levando em consideração suas preferências e situações individuais.

Isso cria uma experiência mais positiva para o cliente, aumentando a probabilidade de cooperação e pagamento.

· Chatbots Inteligentes

A implementação de chatbots inteligentes é outra forma de aproveitar a IA na recuperação de crédito. Esses assistentes virtuais podem interagir com os clientes devedores em tempo real, fornecendo informações, respondendo a perguntas e orientando-os sobre como resolver suas pendências financeiras.

Além disso, os chatbots podem funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana, proporcionando uma experiência conveniente para os clientes.

· Previsão de Pagamentos

A IA também pode ajudar na previsão de pagamentos futuros. Com base em dados históricos e tendências, os algoritmos de IA podem estimar a probabilidade de os clientes quitarem suas dívidas em um determinado período.

Essas previsões são inestimáveis para o planejamento financeiro das empresas e para a tomada de decisões estratégicas.

· Automação de Tarefas Repetitivas

A cobrança de crédito pode envolver uma série de tarefas repetitivas, como enviar lembretes de pagamento e acompanhar os clientes inadimplentes. A IA pode automatizar essas tarefas, liberando a equipe para se concentrar em atividades mais complexas e significativas.

Conheça o score, o índice dos pagadores
O momento da análise de crédito é muito valioso e é preciso tomar todos os cuidados para evitar riscos numa operação de venda ou concessão de empréstimo. Se a análise for certeira, indicando que o cliente possui reais condições de honrar o compromisso assumido, todos os envolvidos na operação ganham…

CRM completo com Big Data integrado, um start já acelerado

A PH3A Tecnologia da Informação desenvolveu uma das mais inovadoras soluções para otimizar as rotinas de recuperação de crédito. É o DataCob, um CRM completo que tem a grande vantagem de ser integrado ao Big Data da PH3A, um dos que tem maior grau de validação/atualização de dados do mercado.

Com o DataCob, é possível fazer um planejamento de ação imediata, segmentando grupos segundo critérios da empresa, aproveitando dados atualizados e score de crédito.

Assim, as empresas podem segmentar suas ações e identificar de imediato devedores que estão em melhores condições de firmar seus acordos de pagamentos.

Também é possível acrescentar consultas para verificar possíveis bens em nome destes devedores, como imóveis e/ou veículos. Assim, fica facilitada a determinação do grupo mais propenso a pagar suas pendências.

DataCob
Conheça o DataCob, o único CRM de cobrança que possui um dos maiores Big Datas do Brasil como proprietário. Assim, as empresas já turbinam suas operações e encontram oportunidades desde o começo, sem precisar enriquecer suas bases, perdendo tempo e dinheiro. Com mais informações de audiência, suas campanhas serão mais bem focadas, rentáveis e acabam ficando mais baratas porque serão mais direcionadas ao público certo, com mais acertos e menos desperdício.

Para saber mais sobre os produtos da PH3A Tecnologia, clique aqui.

Adriano Cortês

Jornalista, designer e produtor de conteúdo, atua no segmento de tecnologia de dados e empreendedorismo digital.

Marcadores

Ficou alguma dúvida?
Marque uma reunião conosco!

Enviado

Obrigado pelo contato.
Em breve nós entraremos em contato.

Digite um nome completo
Digite uma data de nascimento
Digite um e-mail válido
Digite um telefone celular válido
Por favor digite uma mensagem