Base de dados, diferenciais

Big Data e Localização 25 de Fev de 2025

Veja 5 Diferenciais de uma Base de Dados Bem Estruturada

Na era contemporânea cada vez mais competitiva, a informação tornou-se o ativo mais valioso para as empresas. Afinal, ela direciona as empresas para os caminhos mais prósperos. Assim, possuir uma base de dados robusta e atualizada é fundamental para empresas que buscam se destacar e prosperar. Isso gera organização e bom desempenho para as corporações.

Mas o que realmente torna uma base de dados útil e confiável? Que tipo de benefícios ela gera às empresas para torna-las competitivas em seus mercados? Como ela pode impulsionar

Modelo de Base de Dados Estruturada e Atualizada

Vamos pegar como exemplo o grande Big Data da PH3A Tecnologia da Informação, nomeada de DataBusca. É uma das maiores bases de dados do Brasil, com milhões de registros, sendo cada um deles com dezenas de atributos.

Para tornar o DataBusca uma das melhores fontes de dados do país, existe um processo automático de atualização de informações, além de indicadores sociais, econômicos e comportamentais construídos e sintetizados a partir de estudos e análises de dados. Assim, o grau de veracidade das informações se torna altíssimo.

Assim, o DataBusca possui as condições de uma base de dados perfeita para servir como exemplo. Então, veja as principais dessas características:

1 - Bases de Dados de Qualidade Localizam Mais Pessoas e Empresas

As empresas, ocasionalmente, têm dificuldade de encontrar e contatar pessoas e empresas, seja quais forem os motivos. Isso acontece porque as bases de dados comuns são desatualizadas ou contém lacunas vazias, dificultando a localização e contato.

Porém, com uma base de dados completa e atualizada, essa busca se torna mais fácil. Afinal, localizar pessoas e empresas depende das rotinas de atualização das informações. Então as bases disponíveis podem ter alto grau de desatualização e fornecer informações erradas.

As empresas podem buscar pessoas e empresas difíceis de contatar por vários motivos, principalmente pendências, inadimplência, prospecção, pesquisas, etc.

2 - Riqueza da Base de Dados: Mais Informações para Análises

Uma base de dados de qualidade precisa ir além das informações básicas de contato. Assim, o Big Data deve oferecer um panorama completo de cada pessoa ou empresa, revelando dados demográficos, histórico de compras, interesses, comportamento online, preferências e muito mais.

As bases comuns ou mais simplificadas terão sérias limitações para entregar informações relevantes às empresas, tornando mais difícil a oferta de vantagens às empresas.

Portanto, o fato de haver muitos atributos de cada registro vai permitir que as empresas possam elaborar estratégias em função da disponibilidade abundante de dados. Os gestores poderão saber mais informações público-alvo desejado, identificar padrões e tendências, e personalizar suas estratégias de marketing para alcançar bons resultados.

3 - Segmentação Inteligente na Base de Dados: Recorte de Informações Úteis

Com base de dados estruturadas, é possível segmentar o público em grupos específicos com características em comum. Então, essa segmentação permite direcionar as ações de marketing de forma mais eficiente, enviando mensagens personalizadas para cada grupo e aumentando as chances de conversão.

Assim, as empresas poderão segmentar um ou mais grupos, de forma a agregar mais inteligência às ações do setor de marketing. Os gestores poderão ter mais informações e entenderem melhor qual é o público exato das empresas. Afinal, o setor de marketing trabalha sempre para oferecer o produto certo, para a pessoa certa, no momento certo. Com uma base de dados completa e atualizada, essa personalização se torna realidade.

4 - Público Look Alike: Grupo Semelhante, porém Mais Numeroso

O público look alike é um grupo de pessoas que compartilham características semelhantes com a base de dados corporativa. Então, a empresa fornece uma amostra do seu público e poderá contar com grupos similares, obtidos através da inteligência de dados.

Dessa forma, as empresas podem alcançar novos públicos encontrados nas bases de dados estruturadas. Elas facilitam a identificação do público look alike, tornando possível o direcionamento das campanhas de marketing para pessoas com maior probabilidade de se interessarem pelos produtos ou serviços.

Dessa forma, é possível ampliar o público-alvo, elevando as chances de sucesso nas ações de marketing.

5 - Atualização em Tempo Real: Informações Sempre Precisas e Relevantes

A atualização constante da base de dados garante que as informações estejam sempre precisas e relevantes. Assim, as conferências de dados em tempo real vão verificar a validade das informações, identificar alterações e manter a base de dados sempre atualizada.

Dessa forma, as empresas podem fazer checagens automáticas online, evitam decisões baseadas em informações desatualizadas e garantem que suas ações sejam sempre eficazes. Essa rotina de conferências em tempo real é especialmente importante para empresas dos setores de e-commerce e varejistas que concedem crédito, e precisam verificar as informações do cliente no contexto da análise de crédito.

LGPD, a Legislação sobre Dados no Brasil

Naturalmente, as ações de marketing precisam respeitar a legislação de dados no Brasil, a LGPD. Assim, todas as campanhas deverão respeitar a privacidade do usuário, de forma que ele não seja abordado de forma direta sem ter concedido a permissão antes.

Para obter o consentimento dos usuários de Internet para comunicação direta, as empresas podem fazer campanhas anonimizadas nas plataformas de redes sociais. Assim, será possível oferecer produtos ou serviços a públicos que possuem determinado perfil de consumo, e que deverão se interessar pela comunicação, acessando site ou landing page para que deem a concessão desejada.

As empresas com as bases de dados mais estruturas e atualizadas dispõem de toda a expertise para direcionar a prospecção de forma correta, segura e dentro das diretrizes da LGPD.

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Portanto, uma base de dados abrangente e atualizada é um ativo estratégico para qualquer empresa que deseja se destacar no mercado. Os Big Datas ser estruturados e atualizados oferecem grandes vantagens competitivas às empresas que investem em tecnologia de dados.

Ao oferecer informações precisas e detalhadas sobre pessoas e empresas, essa ferramenta permite otimizar as estratégias de marketing e vendas, identificar novas oportunidades de negócio e tomar decisões mais assertivas. As empresas que usam ferramentas inteligentes integradas aos grandes Big Datas tendem a crescer em seus mercados, como são hoje as principais empresas de cada setor.

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Adriano Cortês

Jornalista, designer e produtor de conteúdo, atua no segmento de tecnologia de dados e empreendedorismo digital.

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