Conheça as 7 Rotinas Básicas de Segurança Digital na Empresa
Por mais que as empresas invistam em segurança digital, as fraudes que trazem prejuízos incalculáveis não cessam e nem mesmo diminuem. Segundo levantamento do grupo Visa, o Brasil é o segundo país do mundo com maior índice de fraudes em 2023, com taxa de risco de ocorrências calculada em 14,24%. A ADDP (Associação de Defesa de Dados Pessoais e do Consumidor) estima que os crimes digitais crescerão 45% em 2024, com cerca de cinco milhões de ocorrências.
Nas empresas, os ataques cibernéticos, vazamentos de dados e fraudes online podem causar prejuízos financeiros e reputacionais irreparáveis. Assim, as corporações precisam cada vez mais implementar e fortalecer as rotinas de segurança digital junto ao pessoal. Veja as sete principais a seguir.
1. Senhas Fortes e Autenticação Multifator são Importantes para Segurança Digital
O primeiro passo para garantir a segurança digital é a criação de senhas fortes e exclusivas para cada conta. Assim, as senhas devem conter letras secretas e minúsculas, números e caracteres especiais, evitando informações pessoais seguras.
Além disso, o multifator de autenticação (MFA) adiciona uma camada extra de segurança, exigindo um segundo fator de autenticação, como um código enviado por SMS ou um aplicativo autenticador, para acessar contas e sistemas.

2. Atualização Constante de Softwares e Sistemas
As atualizações de softwares e sistemas operacionais incluem alterações de segurança que eliminam vulnerabilidades conhecidas. Portanto, manter os softwares e sistemas atualizados é fundamental para proteger a empresa contra ataques cibernéticos que exploram essas falhas de segurança.
As atualizações trazem avanços em softwares que promovem ainda mais segurança digital e evitam entradas de programas maliciosos, que podem ser impactantes para muitos ou todos os setores.
A empresa deve criar ou determinar aos funcionários que instalem as atualizações assim que estiverem disponíveis e configurem as atualizações automáticas sempre que possível.
3. Navegação na Internet Só com Segurança Digital
A internet é um ambiente repleto de armadilhas, como sites maliciosos, links suspeitos e downloads de arquivos infectados. Portanto, os funcionários devem navegar na internet com cautela e até desconfiança.
A navegação deve ocorrer dentro de certas rotinas previstas e/ou permitidas pela empresa, evitando-se mensagens alheias às rotinas, ou hábitos paralelos. É importante evitar clicar em links suspeitos, baixar arquivos de fontes desconhecidas e ainda fornecer informações pessoais em sites não confiáveis. A instalação de um bom antivírus e a utilização de um navegador seguro também são medidas importantes.
De um modo geral, toda situação estranha deve ser objeto de preocupação, principalmente quando as mensagens sugerem que se clique nos links de fonte desconhecida. Os links podem estar mascarados, sugerindo acessar um ambiente diferente do link real. Então, todo cuidado é pouco.
4. Equipe Atenta Identifica os E-mails com Possíveis Phishings
O phishing é uma técnica de fraude online que utiliza e-mails falsos para enganar os usuários e obter informações confidenciais. Então, os funcionários devem identificar e-mails fraudulentos.
Essas mensagens geralmente contêm erros gramaticais, links suspeitos e solicitações de informações pessoais. Se um membro do staff cair na cilada, é possível que algum programa permaneça oculto e “pesque” dados importantes da empresa, inclusive números e senhas.
Assim, uma das formas de lidar com mensagens atípicas é verificar a autenticidade do remetente e evitar clicar em links ou fornecer informações pessoais.

5. Uso Responsável de Dispositivos Móveis e Redes Wi-Fi Abertos
Dispositivos móveis e redes Wi-Fi públicas podem ser alvos de ataques cibernéticos. Os membros do staff devem ser orientados a utilizar senhas fortes para proteger seus dispositivos móveis.
Assim, de um modo geral, convém evitar conectar-se a redes Wi-Fi públicas não seguras e só instalar aplicativos apenas de fontes confiáveis. O desconhecido é um perigo no ambiente online.
Além disso, a empresa pode implementar políticas de segurança para dispositivos móveis, como a criptografia de dados e o bloqueio remoto de dispositivos perdidos ou roubados.
6. Backup Regular de Dados Reforçam Segurança Digital: Protegendo Informações Valiosas
O backup regular de dados é fundamental para proteger a empresa contra a perda de informações importantes em caso de ataques cibernéticos, falhas de hardware ou desastres naturais. Afinal, com dados corrompidos ou insuficientes, será importante voltar ao último ponto de salvamento seguro de dados.
Os colaboradores e setores da empresa devem realizar backups regulares de seus arquivos e a armazená-los em locais seguros, como servidores externos ou dispositivos de armazenamento criptografados.
7. Conscientização e Treinamento Contínuo: Fortalecendo a Cultura de Segurança Digital
A segurança digital é um processo contínuo que exige conscientização e treinamento constante dos funcionários. A empresa deve promover treinamentos regulares sobre o tema, abordando pontos fundamentais, que devem ser rotineiros em todos os setores da empresa. Portanto, trata-se de uma questão cultural, e não de um treinamento ou curso.
Além disso, a empresa pode criar políticas de segurança claras e acessíveis, simulações de ataques cibernéticos realizados e incentivar os funcionários a relatarem quaisquer incidentes de segurança. Tudo isso é uma forma de fazer com que os colaboradores entendam a necessidade de ter cuidados básicos, mas fundamentais quando estiverem acessando os sistemas corporativos.
Sistema de Proteção de Dados, Eficaz e Acessível para as Empresas
Muitas empresas valorizam a segurança digital, principalmente aquelas que recebem dados o tempo, como bancos e e-commerces. Neste caso, existe o desafio ainda maior de ter a certeza de que uma pessoa que está enviando dados pela Internet ou telefone é o cliente, de fato, e não é um fraudador.
A PH3A Tecnologia da Informação desenvolveu o DataFraud , um sistema de proteção de dados integrado ao Big Data da empresa, um dos maiores e mais atualizados do Brasil.
Assim, com o DataFraud , será possível fazer conferências automáticas em módulos sequenciais para validar os dados. Em caso de informações coincidentes, o processo é validado. Porém, em caso de divergência ou situações incertas, o processo é interrompido para análise minuciosa diante de uma possibilidade de fraude. E algumas situações são identificadas como fraude real.
Com esse sistema inteligente, as possibilidades de erros, fraudes ou prejuízos são prejudicadas de maneira drástica porque as conferências são automáticas e permanentes.
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Ao implementar esses 7 hábitos essenciais e promover uma cultura de segurança digital , as empresas podem proteger seus sistemas e informações preventivas contra ataques cibernéticos e fraudes online, garantindo a continuidade dos negócios e a confiança dos clientes.
A equipe deve estar sempre atenta às ciladas do mundo digital e ser parceira da empresa, atuando sempre de forma atenta e desconfiada, diante de tantos perigos permanentes ao redor das empresas.
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