Comunicação facilitada pela tecnologia

Recuperação de Crédito 21 de Dez de 2023

Comunicação automatizada potencializa resultados em cobrança

Nos últimos anos, a evolução constante da tecnologia tem transformado diversos setores da economia, e no setor de cobrança não é diferente.

Os Big Data e ferramentas integradas vão direcionando e gerando fluidez às rotinas de trabalho. De um modo geral, este processo se tornou irreversível e vai ser cada vez mais aprimorado para otimizar resultados.

No mercado de recuperação de crédito, os resultados se multiplicam com CRM específico de cobrança integrado a um Big Data com alto grau de atualização. Esta é a parceria que multiplica resultados.

Dentre tantos procedimentos importantes para o setor, os Big Datas passaram a ser pontos imprescindíveis para que os resultados sejam satisfatórios.

Big Datas e CRMs integrados oferecem mais oportunidades

A era digital trouxe consigo uma avalanche de possibilidades. Assim, dados precisos e relevantes podem ser a chave para entender o comportamento do devedor e personalizar abordagens de forma mais eficaz.

Para estruturar as operações de cobrança, é imprescindível trabalhar com bases de dados. Quanto mais informações confiáveis, mais assertivas serão as abordagens.

Os gestores de cobrança terão mais probabilidade de sucesso com Big Datas estruturados e com o maior grau possível de atualização de dados. Isso ocorre porque as mudanças de dados ocorrem o tempo todo e a empresa que trabalha com dados insuficientes ou desatualizados perde tempo, dinheiro e foco.

Com Big Data e CRM juntos, as empresas passam a ter estrutura completa, aumentam as chances de operações bem-sucedidas e mantêm o foco para estratégias eficazes, gerando melhores resultado.

Collection score, análise de carteira e cobrança produtiva
O collection score também é chamado de score de propensão de pagamento e possibilita fazer um resumo do potencial de pagamento do cliente. Daí a possibilidade de estar entre as primeiras informações dos setores e escritórios de recuperação de crédito.

Automação de processos, comunicação, facilitadores

A boa abordagem é um diferencial importante que diminui os pontos de ruptura de comunicação e negociação com o cliente. Assim, a automação é um passo importante em todas as rotinas da operação.

Ao utilizar ferramentas integradas, como e-mail, SMS e WhatsApp, é possível conquistar uma comunicação mais rápida e eficaz. A agilidade se torna a palavra-chave, permitindo uma interação instantânea com os clientes devedores.

O discador inteligente automático otimiza o tempo e as rotinas dos operadores. Ele contribui para que o profissional fique focado no trabalho de diálogo e convencimento e evite outras pequenas atividades, como buscar números, aguardar o sinal, perder conexão etc.

Além disso, a negociação em ambiente online permite que o cliente fique mais tranquilo diante de um computador e não de um operador humano. Uma parte dos devedores se sente melhor neste contexto. Desta forma, o cliente pode pensar, negociar e firmar seu acordo em qualquer lugar e horário, estando sozinho ou acompanhado, de forma que ele tenha total liberdade para decidir sobre seu acordo de pagamentos.

Outro ponto importante é a comunicação periódica para lembrete do vencimento das parcelas ou uma confirmação dos pagamentos, com o devido agradecimento ao cliente. Convém sempre ter uma comunicação presente, mas não insistente. Afinal, uma relação de respeito é fundamental para manter elevada a relação de confiança entre as partes.

Veja o que nunca pode faltar num CRM e facilite a vida do seu staff
O mercado de recuperação de crédito é vasto e cheio de oportunidades. Com a recuperação em V da economia brasileira, é momento de voltar a disputar os mais de 60 milhões de brasileiros inadimplentes. Os setores ou empresas que se prepararem agora para este cenário vão criar as melhores condições

CRM com Big Data proprietário

No mercado brasileiro de recuperação de crédito, normalmente as empresas desenvolvem separadamente o CRM e o Big Data. Isso requer uma ação complementar para que o CRM passe por um processo de enriquecimento de dados, que precisa de mais tempo e gera um custo complementar às operações.

A PH3A Tecnologia da Informação pensou nessa questão e desenvolveu o DataCob, o CRM de cobrança integrado ao Big Data da empresa, que conta com milhões de registros e alto grau de atualização. Isso significa que o processo de enriquecimento já é automático e a informação será sempre atualizada.

O DataCob conta com diversos recurso de tecnologia avançada, um convidativo ambiente online de negociação, fechamento de acordos em ambiente digital, comunicação apurada com todas as ferramentas disponíveis no mercado, e ainda um gateway próprio de pagamento para facilitar ainda mais a rotina do devedor.

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Em um cenário onde a inadimplência é um desafio constante, a adoção de tecnologias avançadas é a resposta para transformar dificuldades em oportunidades. Ao integrar dados, utilizar ferramentas eficientes e automatizar processos, as equipes de cobrança estarão preparadas para enfrentar as dificuldades deste mercado complexo.

As empresas que desenvolvem suas rotinas com tecnologia e business intelligenceestão sempre adiantadas e propensas a crescerem. E o segmento de recuperação de crédito no Brasil oferece um mar de oportunidades, com uma inadimplência sempre elevada, com mais de 60 milhões de pessoas endividadas.

DataCob
Conheça o DataCob, o único CRM completo de cobrança proprietário de um dos maiores Big Datas do Brasil. Assim, sua operação já terá um start imediato, com milhares de oportunidades de recuperação de crédito. O DataCob possui o módulo online para negociar em ambiente digital. Também analisa carteiras, calcula score de crédito, agiliza processos, dinamiza as operações.

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Adriano Cortês

Jornalista, designer e produtor de conteúdo, atua no segmento de tecnologia de dados e empreendedorismo digital.

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