Enriquecimento da base de dados corporativa

Big Data e Localização 2 de Nov de 2023

Veja as vantagens de enriquecer a base de dados corporativa

O mundo dos negócios está em constante evolução, e a capacidade de tomar decisões calculadas é mais crítica do que nunca. Assim, para muitas empresas, a chave para o sucesso reside na qualidade de suas informações.

No entanto, muitas vezes as bases de dados podem estar carentes de informações essenciais. É muito comum que as empresas desperdicem as oportunidades de alcançar resultados melhores, simplesmente porque não enxergam o que significa ter uma base de dados com informações de seus clientes, produtos e compras feitas.

Dessa forma, as empresas podem sempre aprimorar suas bases de dados, enriquecendo-a com a ajuda do Big Data.

O desafio das bases de dados incompletas

As bases de dados são essenciais para os negócios de muitas empresas. Elas contêm informações valiosas sobre clientes, produtos e operações. No entanto, é comum que essas bases de dados estejam incompletas, com falta de informações ou informações desatualizadas.

Isso pode prejudicar a capacidade da empresa de planejar estratégias eficazes, aumentando as chances de seus gestores tomarem decisões erradas.

CRM serve para todas as empresas?
O CRM tem como foco principal rentabilizar clientes, mas também é muito eficiente na melhoria da prospecção (trazer novos clientes) assim como para fortalecer marcas, pois um bom relacionamento gera muita credibilidade e melhora o valor percebido de marca. É fundamental para todas as empresas.

A solução: Big Data

O Big Data oferece uma solução poderosa para o problema das bases de dados incompletas e desatualizadas. Com uma vasta quantidade de informações disponíveis, o Big Data pode preencher as lacunas e enriquecer os dados existentes. Esses dados se originam de pesquisas em uma variedade de fontes públicas, redes sociais, análises da web e muito mais.

O processo de enriquecimento é feito por meio de algoritmos de correspondência que identificam informações semelhantes nas duas fontes – a base de dados da empresa e os dados do Big Data.

Na prática, a empresa que possui uma base de dados desatualizada e com falta de informações, fornece sua base à empresa especializada em tecnologia de dados, portadora do Big Data. Depois de alguns apontamentos de necessidades, a empresa especializada enriquece a base, atualizando-a e acrescentando informações que faltavam.

Essa abordagem permite que a empresa especializada torne uma base de dados ineficiente em uma muito mais cheia de informações, deixando-a mais rica, completa e útil.

Benefícios do enriquecimento de dados com Big Data

· Possibilidade de enxergar melhor o cliente – Com uma base de dados completa e organizada, a empresa passa a entender melhor o perfil dos seus clientes, seus comportamentos e preferências.

· Possibilidades de comunicação digital – As empresas podem desenvolver uma comunicação digital com seus clientes, aprimorando o relacionamento e fidelizando-os cada vez mais. Mediante autorização prévia (fator imprescindível), poderão desenvolver comunicações por WhatsApp e e-mail, por exemplo.

· Personalização da experiência do cliente – O cliente sempre aprecia que a empresa saiba falar com ele de forma restrita às suas preferências, oferecendo produtos e serviços conforme seu histórico de consumo. É a experiência personalizada que ajuda a fidelizá-lo e deixá-lo mais satisfeito.

B2C: Personalizar a experiência potencializa resultados
No varejo, as taxas de satisfação, de conversão e de engajamento dos profissionais também aumentam significativamente num processo de foco em personalização. Os programas direcionados geram clientes mais engajados e isso gera aumento de receita.

· Tomada de decisão com mais chances de acerto - Com dados mais ricos e detalhados, a empresa pode tomar decisões estratégicas mais acertadas. Isso traz muitos benefícios, como ações mais focadas, menos desperdício e mais rentabilidade.

· Identificação de tendências – A base de dados enriquecida pode revelar tendências ocultas no cliente e no próprio mercado, ajudando a empresa a identificar demandas e oportunidades, e, em um mercado competitivo, os primeiros a entenderem os sinais do consumidor saem na frente para se adequar às demandas, desenvolver novos produtos e captar mais clientes.

· Analisar o cenário para possíveis novos investimentos - Com informações mais enriquecidas e detalhadas, a empresa pode fazer análises melhores de atuação no contexto regional e nacional. Pode também agregar novos negócios para os clientes ou prospectar em determinados grupos ou regiões. Enfim, é possível vislumbrar uma estratégia de novos investimentos.

Dessa forma, em um mundo movido por informações, ter uma base de dados de alta qualidade é fundamental para o sucesso dos negócios. Através do uso inteligente do Big Data, as empresas podem enriquecer suas bases de dados, tornando-as mais valiosas e eficazes.

Portanto, considere o poder do Big Data como uma ferramenta essencial para aprimorar suas operações e tomar decisões mais acertadas.

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Adriano Cortês

Jornalista, designer e produtor de conteúdo, atua no segmento de tecnologia de dados e empreendedorismo digital.

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