Segurança de dados para conter os malwares

Segurança Antifraude 28 de Nov de 2023

Entenda a ação dos malwares e crie mais segurança de dados

Com o aumento generalizado de acessos a Internet, é crucial que os usuários entendam sobre os riscos associados à segurança de dados. E, nesse sentido, conhecer e compreender os diferentes tipos de malwares torna-se fundamental para que se desenvolva uma mentalidade de segurança, de maneira a evitar transtornos e prejuízos financeiros.

O perigo está em todo lugar, até mesmo nos menos esperados. Logo, todo cuidado é pouco.

O que são os malwares?

Malwares é um termo utilizado para classificar os vários tipos de softwares maliciosos que circulam pelo meio digital. Os efeitos causados pelos malwares são muitos, desde danos ao sistema, até a interrupção de suas atividades, roubo de informações privadas, dados bancários, senhas etc.

Os malwares chegam das mais diversas formas ao usuário, geralmente através de um link atraente. O usuário desatento clica no link ou em alguma imagem com link oculto, imaginando ter algum benefício. Neste momento, o software se instala no dispositivo e o usuário só vai ver os efeitos depois, sem associar àquele link clicado.

Veja 5 dicas simples para a cultura de proteção de dados
As empresas que trabalham com inteligência de informações precisam sempre estar atentas a respeito dos novos ataques de hackers em todo o mundo. Isso porque eles podem acontecer em qualquer lugar e a qualquer hora. Para as outras empresas, menores e mais vulneráveis, é importante desenvolver a perc…

Vírus, os invasores silenciosos do mundo digital

Os vírus são como parasitas digitais, anexando-se a programas existentes e replicando-se rapidamente para outros dispositivos. Eles podem causar estragos nos sistemas, corrompendo arquivos e prejudicando o desempenho geral. Além disso, também podem infectar outros computadores e celulares pelo canal da Internet.

Ransomware, o sequestro dos seus dados

O ransomware é uma ameaça crescente, bloqueando o acesso aos seus dados e exigindo um resgate para liberá-los. É um verdadeiro sequestro digital.

Os criminosos conseguem alguma informação ou imagem e contatam pessoas que se sintam prejudicadas no compartilhamento dessas informações. Assim, pedem um valor por alguma transação com moeda digital, mais difícil de ser rastreada.

Spyware, ameaça à privacidade online

O spyware é projetado para coletar informações sem o conhecimento do usuário. Ele captura e armazena todas as operações feitas em um dispositivo infectado.

Essas informações podem ser enviadas a um hacker, que opera de forma remota. É o espião a serviço do hacker para captar informações.

Módulos informatizados e predefinidos evitam fraudes de sistemas
As rotinas de uma empresa podem ter facilidades ou pedras pelo caminho. É tudo uma questão de organização. Quanto mais comuns forem os obstáculos, maiores serão os custos operacionais para a empresa. Porque o gestor vai precisar dedicar funcionários, tempo e dinheiro por conta de rotinas longas ou m…

Scareware: a arte do engano virtual

Este tipo de malware assusta os usuários com alertas falsos e mensagens de segurança, levando-os a ações enganosas. Ou seja, os criminosos encontram meios de oferecer falsas soluções de segurança.

Na prática, além de não oferecer proteção, os usuários ainda ficam com seus dispositivos mais abertos a novos ataques futuros.

Adware: anúncios invasivos e indesejados

O adware inunda sua experiência online com anúncios irritantes. A partir de certo momento, o usuário é abordado diversas vezes na sua rotina de navegação com publicidade indesejada.

Ocasionalmente, alguns programas gratuitos exigem o download de algum arquivo ou plug-in no navegador. Neste momento, o usuário pode estar aceitando um adware sem perceber, e logo receberá muitas notificações e avisos publicitários que tiram a paciência de qualquer pessoa.

Worms: espalhando-se rapidamente pelo ciberespaço

Os worms são autônomos e se espalham sem a necessidade de hospedar em programas existentes. Eles conseguem usar a conexão online entre as máquinas para se multiplicar.

O maior dos problemas de ter um worm no sistema é que ele rouba informações em silêncio, para novos ataques futuros que podem prejudicar as empresas de forma imprevisível.

Cavalos de Tróia, a decepção digital

Disfarçados como programas aparentemente inofensivos, os Cavalos de Tróia são uma grande ameaça aos dispositivos. Ele aparece de forma disfarçada e estimula o usuário a fazer algum tipo de download.

A partir daí, alguns efeitos nocivos devem aparecer no dispositivo, como lentidão, interrupção do funcionamento ou armazenamento oculto de informações.

Sistemas corporativos, segurança em módulos workflow

O sistema de proteção de dados em workflow é o mais comum entre bancos, fintechs e empresas que se preocupam com a preservação da informação. Ele consiste em ter um processo de validação de dados através de módulos sequenciais que seguem conferências e regras preestabelecidas.

Pensando nesse sistema de segurança, a PH3A Tecnologia da Informação desenvolveu o DataMind, uma ferramenta de conferências e validações permanentes em módulos workflows, integrada a um dos maiores e mais atualizados Big Datas do Brasil. Se em algum momento alguma informação não coincidir com a base de dados, a validação é interrompida.

Desta forma, as empresas mais cuidadosas com segurança de dados tendem a preservar a totalidade das informações que detém em seus bancos internos de dados, de maneira rotineira.

Não deixe que os malwares comprometam sua experiência online. Fique um passo à frente, esteja informado e proteja-se contra as complexidades do ciberespaço.

Proteja-se mantendo seu software atualizado, usando antivírus confiáveis e praticando a navegação segura. A preservação de dados é uma responsabilidade compartilhada e estar bem informado é a chave para manter seus dados pessoais protegidos contra ameaças cibernéticas.

DataMind
Conheça o DataMind, o mais completo sistema de proteção antifraude de dados do mercado. Estruturado na inteligência “workflow”, o DataMind trabalha de forma permanente com cruzamento e validação de dados. Assim, confirma transações ou acusa inconsistências de forma automática. Para garantir uma rotina de operações seguras, o DataMind é integrado do Big Data da PH3A, um dos maiores e mais atualizados do Brasil. Maximize sua proteção de dados!

Para saber mais sobre os produtos da PH3A Tecnologia, clique aqui.

Adriano Cortês

Jornalista, designer e produtor de conteúdo, atua no segmento de tecnologia de dados e empreendedorismo digital.

Marcadores

Ficou alguma dúvida?
Marque uma reunião conosco!

Enviado

Obrigado pelo contato.
Em breve nós entraremos em contato.

Digite um nome válido
Digite um sobrenome válido
Digite uma data de nascimento
Digite um nome empresarial válido
Digite um e-mail válido
Digite um telefone comercial válido
Digite um telefone celular válido
Selecione um cargo
Selecione um departamento
Escolha um produto
Por favor digite uma mensagem