Pequenas e médias empresas podem atuar em cobrança

Recuperação de Crédito 4 de Jan de 2024

Tecnologia potencializa projetos de médio porte em cobrança

Em um mercado competitivo, as empresas de cobrança enfrentam constantes desafios para otimizar seus processos e maximizar eficiência. Mesmo as empresas de pequena ou média estrutura precisarão de mecanismos para otimizar suas rotinas.

Com uma quantidade sempre ao redor de 70 milhões de pessoas endividadas, há espaço para que as pequenas e médias empresas de cobrança atuem com grandes chances de sucesso.

O mercado de cobrança é sempre dinâmico e promissor para empresas com profissionais compromissados e dedicados, independentemente de seu tamanho.

Tecnologia dá fluidez às rotinas, gerando facilidades

Para garantir o sucesso de suas operações, a estruturação das pequenas e médias empresas de cobrança passa necessariamente pela tecnologia de dados, com Big Data e CRM específico de recuperação de crédito. Essa combinação de recursos permite o start e a fluidez das rotinas.

Com uma boa organização, será possível agilizar avaliações de devedores, organizar e otimizar carteiras de cobrança, resultando em economia significativa de tempo e recursos financeiros.

Veja as vantagens de ter um CRM de cobrança com Big Data proprietário
Os CRMs são muito potencializados quando integrados a ferramentas inteligentes que usam grandes bases de dados. São os Big Datas que contêm informações muito importantes e atualizadas para o cruzamento de dados.

O atalho que agiliza os processos, o índice de propensão de pagamento de cada cliente

Os CRMs de cobrança disponíveis no mercado são amplos e agilizam as operações. Quando implantados, eles precisam de um processo de enriquecimento e atualização de dados para o start das operações.

A PH3A Tecnologia da Informação desenvolveu o DataCob, um CRM completo que já vem com Big Data proprietário, uma condição exclusiva no Brasil. Essa combinação otimiza as rotinas e permite começar as operações de maneira rápida porque identifica de imediato centenas ou milhares de oportunidades prontas.

Ao integrar um CRM de cobrança a um sistema de Big Data, a empresa ganha acesso a um recurso valioso: o score de crédito. Esse indicador utiliza dados do Big Data para resumir as probabilidades de sucesso no fechamento de acordos de pagamento, de maneira individualizada.

O score de crédito, de forma prática

A finalidade do índice do score é prever a probabilidade de um cliente pagar sua dívida. Essa informação é crucial para uma empresa de cobrança, pois permite uma triagem mais eficiente dos processos.

O índice varia de 000 a 999, sendo que os índices maiores representam uma probabilidade maior do devedor pagar sua dívida. Ou seja, o índice mais próximo de 999 indica que o devedor reúne mais condições de firmar um  acordo de pagamento, possivelmente porque trabalha e tenha renda ou bens suficientes para isso.

Com o score de crédito, as avaliações dos devedores tornam-se mais rápidas e precisas. A empresa pode ordenar suas carteiras com o critério de score decrescente para visualizar os que possuem índices maiores. Assim, ela evita desperdícios de tempo e recursos em devedores com baixa probabilidade de pagamento.

Setor de cobrança ganha com foco em processos extrajudiciais
O ambiente econômico está abrindo novos horizontes para o setor de recuperação de crédito. A retomada de empregos é lenta e as pessoas vão se reinventando para manter ou ampliar seu nível de renda. No Brasil, há mais de 60 milhões de pessoas com algum tipo de dívida. As empresas

Organização e otimização de carteiras de cobrança

O CRM integrado ao Big Data oferece insights valiosos e também permite uma organização eficiente das carteiras de cobrança. Com base no score de crédito é possível categorizar os devedores de acordo com o risco, facilitando a alocação de recursos de maneira estratégica.

Naturalmente, nenhuma ação do CRM impede os ajustes dos profissionais envolvidos. As estratégias específicas de profissionais qualificados são bem-vindas para aprimorar ainda mais os processos.

Os recursos dos Big Datas e CRMs, combinados com os valiosos ajustes da equipe envolvida são fundamentais para operações bem-sucedidas e uma rotina maior de recuperação de dívidas.

E essa estrutura bem trabalhada ainda contribui na viabilização financeira da empresa. A integração do CRM com Big Data não é apenas uma vantagem estratégica, mas também uma economia substancial de recursos, já que cria uma rotina mais focada.

Isso se traduz em eficiência operacional e, por fim, em economia significativa de recursos, de forma a gerar os bons resultados desejados.

Conclusão: pequenas e médias empresas também podem desenvolver grandes projetos

Em um setor onde o tempo é essencial, a combinação de CRM de cobrança e Big Data oferece uma vantagem competitiva única. Empresas de cobrança de pequeno e médio porte podem adotar essa abordagem para agilizar processos, aumentar a eficiência e alcançar resultados mais expressivos. Tudo depende de planejamento e estratégia.

Ao integrar bons profissionais e tecnologia de forma inteligente, as empresas não apenas sobrevivem, mas prosperam no cenário desafiador da cobrança.

DataCob
Conheça o DataCob, o único CRM completo de cobrança proprietário de um dos maiores Big Datas do Brasil. Assim, sua operação já terá um start imediato, com milhares de oportunidades de recuperação de crédito. O DataCob possui o módulo online para negociar em ambiente digital. Também analisa carteiras, calcula score de crédito, agiliza processos, dinamiza as operações.

Para saber mais sobre os produtos da PH3A Tecnologia, clique aqui.

Adriano Cortês

Jornalista, designer e produtor de conteúdo, atua no segmento de tecnologia de dados e empreendedorismo digital.

Marcadores

Ficou alguma dúvida?
Marque uma reunião conosco!

Enviado

Obrigado pelo contato.
Em breve nós entraremos em contato.

Digite um nome válido
Digite um sobrenome válido
Digite uma data de nascimento
Digite um nome empresarial válido
Digite um e-mail válido
Digite um telefone comercial válido
Digite um telefone celular válido
Selecione um cargo
Selecione um departamento
Escolha um produto
Por favor digite uma mensagem