Separação de carteiras em cobrança

Recuperação de Crédito 23 de Nov de 2023

Veja como separar as carteiras nas operações de cobrança

A eficiência operacional de uma empresa de cobrança é vital para seu sucesso. E dentre as muitas rotinas neste setor, uma delas se destaca para aumentar a produtividade, que é a separação inteligente das carteiras.

A forma mais prática e eficaz de segmentar os grupos, segundo critérios da própria empresa, é através da tecnologia de dados. Essa segmentação poderá dar fluidez aos trabalhos de abordagem, negociação e fechamento de acordos.

Por que o Big Data é fundamental nesse processo?

Ao utilizar um Big Data atualizado, as decisões de gestão de carteiras de clientes são baseadas em dados confiáveis, aumentando a eficácia das estratégias a serem adotadas.

As operações com CRMs (Customer Relationship Management) que trabalham com informações insuficientes ou desatualizadas precisam de um processo de enriquecimento de dados, o que acaba por demandar mais tempo e mais investimento.

Quanto maior for o grau de atualização da veracidade das informações do Big Data, mais fácil será para os gestores segmentarem as carteiras, com o intuito de impulsionar o desempenho e maximizar os resultados.

Veja as vantagens de ter um CRM de cobrança com Big Data proprietário
Os CRMs são muito potencializados quando integrados a ferramentas inteligentes que usam grandes bases de dados. São os Big Datas que contêm informações muito importantes e atualizadas para o cruzamento de dados.

Segmentação Inteligente

A capacidade de criar diversas carteiras de clientes é aprimorada com a segmentação inteligente oferecida pelos Big Datas. Empresas podem agrupar clientes com características similares, possibilitando abordagens personalizadas e aumentando as chances de recuperação de dívidas.

Com as diversas informações contidas nos Big Datas, outros tipos de segmentação também são possíveis, tais como: faixa etária, renda, região demográfica etc. Tudo vai depender da estratégia da empresa.

Uma informação muito importante: o score de crédito

Dentre as diversas informações disponibilizadas, uma delas costuma ser a mais utilizadas pelas empresas: o “score de crédito”. Trata-se de uma pontuação, de 001 a 999, que resume o histórico financeiro de uma pessoa ou empresa. Quanto maior for a pontuação, maior será a probabilidade de acordo.

A ordenação da carteira considerando o “score de crédito” permitirá aos gestores uma visão mais apurada para organizar a rotina de suas operações. Este pode ser o primeiro critério, depois virão outros para chegar a grupos de maior propensão a responderem à abordagem e negociar seus contratos de pagamentos.

Manutenção de dados relevantes

Big Datas constantemente atualizados garantem que as empresas de cobrança tenham informações relevantes sobre os clientes ao longo do tempo. Isso não apenas otimiza a comunicação, mas também permite ajustes ágeis nas estratégias conforme as mudanças no comportamento do devedor.

Todos os dias existem mudanças nos cadastros. Portanto, é importante contar com um Big Data que mantém um cronograma permanente de depuração, limpeza, retirada de duplicidades e atualização.

Crie estratégia para inadimplentes do cartão de crédito
O CRM adequado dispõe de informações confiáveis em poucas telas – se possível em uma só – com gráficos e relatórios práticos. Módulo online para abordagens e negociação em ambiente digital é um grande diferencial.

Prevenção de Riscos

Um Big Data atualizado não apenas aprimora a eficiência operacional, mas também auxilia na prevenção de riscos. Empresas podem identificar padrões de inadimplência com antecedência, agindo proativamente para minimizar perdas financeiras.

Neste sentido, as empresas mais dinâmicas deverão perder menos dinheiro com possíveis surpresas negativas de seus clientes.

Integração de Tecnologias

A combinação do Big Data com tecnologias avançadas de análise possibilita uma visão abrangente do perfil do devedor. Essa integração facilita a identificação de oportunidades de recuperação de crédito e a criação dinâmica de carteiras de clientes adaptadas às mudanças no cenário econômico.

A PH3A Tecnologia de Dados desenvolveu o DataCob, um CRM completo e dinâmico, que conta com um ótimo diferencial no mercado. O DataCob já vem com um Big Data proprietário, com altíssimo grau de atualização. A plataforma de dados da empresa conta com milhões de registros e uma rotina permanente de depuração e atualização.

A operação de recuperação de crédito já começa com grande dinamismo, identificando de maneira imediata milhares de oportunidades de clientes inadimplentes. É só fazer a separação do grupo desejado, ordenar segundo critérios inteligentes e começar as abordagens.

O DataCob ainda disponibiliza o módulo online, negociações diretas em nível judicial ou extrajudicial e dezenas de ferramentas que facilitam a vida de todo o staff. Assim, DataCob é o melhor caminho para manter uma operação dinâmica e produtiva.

DataCob
Conheça o DataCob, o único CRM completo de cobrança proprietário de um dos maiores Big Datas do Brasil. Assim, sua operação já terá um start imediato, com milhares de oportunidades de recuperação de crédito. O DataCob possui o módulo online para negociar em ambiente digital. Também analisa carteiras, calcula score de crédito, agiliza processos, dinamiza as operações.

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Adriano Cortês

Jornalista, designer e produtor de conteúdo, atua no segmento de tecnologia de dados e empreendedorismo digital.

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