Marketing e tecnologia de dados

Big Data e Localização 28 de Set de 2022

Marketing e tecnologia com dados (Big Data) são inseparáveis no mundo digital

Toda ação de prospecção de mercado passa necessariamente pela fase preliminar de análise de dados. É a prática do data driven, em que os processos são orientados pela coleta e análise de informações. Afinal, é essa avaliação de informações que vai determinar o tamanho e a direção de cada ação na empresa. Quanto mais bem apurada for essa primeira fase, melhores serão os resultados finais.

Isso quer dizer que o marketing digital necessariamente trabalha com informações colhidas e segmentadas de forma inteligente. Poder separar e analisar somente os dados úteis e relevantes já é um ótimo começo para qualquer campanha. Afinal, o processo sempre começa pela segmentação de informações.

O Big Data facilita o start na melhor direção

As organizações que criaram suas bases e coletam dados de maneira permanente têm um bom patrimônio para prospectar. E não são organizações raras, desde os anos 1970  essa prática passou a ser mais usada e muitas empresas passaram a coletar dados, até que nos anos 1990 o advento da Internet tornou todos os processos mais fáceis e acelerados.

As empresas trabalham cada vez mais a coleta e o cruzamento de dados. E as que fazem isso de forma eficiente têm mais chances de otimizarem suas rotinas e ações de prospecção.

As companhias que focam seus esforços em suas atividades principais, normalmente não dão a devida atenção às bases de dados e isso é natural. Mas se essas bases ficarem incompletas, serão menos eficazes para referências de campanhas. Nestes casos, passa a ser necessário uma ação de enriquecimento, trabalho a ser executado por outras empresas especializadas.

A melhor alternativa é buscar empresas experts em tecnologia de dados, que disponham de um Big Data completo e bem organizado, atualizado e, se possível, com a possibilidade de ferramentas integradas para potencializar as ações.

Mas um Big Data potente desta forma não é fácil manter, porque o volume de dados produzido a todo momento é monumental. Assim, as próprias empresas do ramo de dados precisam organizar suas práticas para não bagunçarem suas bases. Ter alta tecnologia para otimizar esses controles é fundamental.

Assim, o Big Data passa a ser fundamental para que as empresas, em seus mercados,  estejam antenadas nas práticas mais modernas e inteligentes.

Bases de dados otimizam ações de marketing e rotinas de empresas

Somente quando se tem definido o grupo para o qual a campanha será destinada, é que pode-se pensar em estratégias. Só com informações analisadas de forma muito minuciosa, comparando períodos, ofertas, horários, comportamentos, padrões, etc, é que pode-se chegar nas melhores mídias e estratégias de prospecção.

Os dados informam o target e os gestores determinam as estratégias para chegar ao público escolhido, da melhor forma possível. E também durante as campanhas, mais dados serão coletados e podem nortear a continuidade das ações com ou sem mudanças. As ferramentas atuais permitem ver o retorno em tempo real, o que possibilita novas análises dos gestores de marketing.

Os ambientes digitais ainda aceleraram as possibilidades de prospecção e controles online. As ferramentas que medem o retorno da campanha trazem as métricas atualizadas de forma permanente. Ou seja, os gestores ainda conseguem medir os índices de retorno de forma periódica, seja por hora, por dia, por semana, etc.

E não é somente a área de marketing que se beneficia da tecnologia de dados. Praticamente todos os setores assim o fazem porque os dados e as ferramentas integradas facilitam os processos em várias áreas de trabalho. Em todos os ambientes em que se pode haver uma medição informatizada, lá estará o computador para facilitar o processo, numa tendência irreversível de mecanização de processos.

Expertise de 25 anos – PH3A Tecnologia de Dados entre os primeiros do mercado

A PH3A pode ser uma ótima parceira para quem deseja investir em tecnologia de dados.

A empresa tem um dos maiores Big Datas do Brasil. São milhões de registros numa megaplataforma que tem coleta e organização de dados de forma permanente e rigorosamente dentro da legislação de proteção de dados, a LGPD.

Além de todos os benefícios de uma grande plataforma de dados, a PH3A ainda conta com diversas ferramentas integradas, bastante úteis para rotinas empresariais, entre elas se destacam:

- DataTag – Ferramenta digital de leitura avançada de tráfego e de estratégias inteligentes de prospecção.

- DataBusca – Localização de pessoas e empresas, enriquecimento de dados.

- DataMind – Segurança de dados com sistema de workflows e controladores de processos.

- DataQuiz – Modulo adicional de segurança antifraude com conferências permanentes de informações.

- DataCob – CRM destinado a setores e empresas de recuperação de crédito que desejam organizar e agilizar seus processos, inclusive com módulo online de negociação e acordos.

- DataSales – CRM que organiza e acelera de maneira inteligente os processos de prospecção e vendas.

A PH3A Tecnologia de Dados é membro das agências digitais AnaMid e Abemd e também conta com selo de certificação ISO 27001 do Bureau Veritas.

Para saber mais sobre os produtos da PH3A Tecnologia, clique aqui.

Adriano Cortês

Jornalista, designer e produtor de conteúdo, atua no segmento de tecnologia de dados e empreendedorismo digital.

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