Público-Alvo através do Big Data

Digital e Vendas 21 de Nov de 2023

Saiba visualizar seu público-alvo nas plataformas de dados

Em um cenário digital cada vez mais dinâmico e complexo, as estratégias de marketing evoluem constantemente para atender às demandas das empresas.

E neste cenário, uma das estratégias mais inovadoras é a conexão entre ações com o objetivo de identificar o público-alvo para que as ações de abordagem deem resultado. Parte desta abordagem poderá ser feita de forma direcionada, e outra parte de forma anonimizada, e, sem dúvida, essa técnica pode revolucionar a eficácia das campanhas de marketing.

O que são ações de marketing direcionadas e anonimizadas?

Na Internet, os sites e lojas de e-commerce têm a preocupação de pedirem aos usuários permissão para a captação de dados para diversos fins, especialmente para oferecer uma experiência personalizada.

Para os usuário que deram o consentimento (ato de opt-in), a comunicação poderá ser feita de forma direcionada. Para os que não deram ainda, a comunicação deverá ser feita de forma anonimizada, para o grande público e via redes sociais (Google, Facebook, Instagram).

As duas formas de abordagem estão de acordo com o que determina a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), legislação extremamente importante que a maioria dos sites respeitam e seguem.

Assim, de forma inteligente e produtiva, será possível atingir o público-alvo e manter o respeito à legislação de dados.

Essa prática constrói uma relação de confiança entre empresas e consumidores, de forma que os usuários se sentem mais confortáveis diante de uma publicidade que lhe desperta o interesse.

O tráfego anônimo do seu site tem grande utilidade
As ferramentas mais avançadas de leitura de tráfego já conseguem identificar o visitante online associado a grandes plataformas de Big Data. Com isso, alguns deles são identificados e essas informações passam a ter grande valor.

A importância da base de dados inicial

O ponto de partida para as ações anonimizadas, muitas vezes consiste em uma base de dados relativamente pequena. Porém, o que torna essa abordagem única é a capacidade de extrair insights valiosos mesmo de uma amostra inicial modesta.

Este público poderá ser ampliado, mediante uma segmentação inteligente em uma base de dados robusta e atualizada.

Padrões de comportamento

Ao analisar padrões de comportamento, preferências e características demográficas dessa base de dados inicial, os profissionais de marketing podem construir perfis de público detalhados. Esses perfis se tornam a espinha dorsal da estratégia de expansão, permitindo alcançar novos usuários que compartilham características semelhantes.

E, dependendo de alguns detalhes, ainda é possível identificar se os prospects possuem inclinação à compra de determinados produtos ou serviços.

Comparativo de Leitores de Tráfego - Google Analytics x DataTag
O DataTag tem o grande diferencial de captar informações individualizadas de parte da movimentação anônima gerando mais leads. Ele traz uma gama de informações encontradas no Big Data da empresa.

Ampliando o alcance de forma inteligente

O objetivo de uma ação anonimizada, não é apenas atingir um público maior, mas sim atingir um público mais relevante. A expansão inteligente baseada em dados permite que as marcas se conectem com usuários que compartilham afinidades e características semelhantes àqueles que compõem a base de dados inicial.

Essa estratégia não apenas amplia o alcance, mas também cria uma sinergia entre a mensagem da marca e as expectativas do público uma vez que conectar-se com usuários que possuem maior probabilidade de se identificar com a proposta da ação resulta em interações mais significativas.

O papel da Inteligência Artificial

A implementação bem-sucedida de ações anonimizadas muitas vezes envolve o uso de tecnologias avançadas, como a Inteligência Artificial (IA). Nesse sentido, os algoritmos de aprendizado de máquina podem analisar grandes conjuntos de dados, identificando padrões complexos e refinando a segmentação de público de maneira automatizada.

Assim, a IA não apenas acelera o processo de análise, mas também melhora a precisão na identificação de características relevantes do público. Isso permite que as campanhas evoluam dinamicamente, ajustando-se às mudanças nas preferências do consumidor em tempo real.

Conheça e alcance seu público com a tecnologia avançada de análise de audiência

Pensando nesse processo de análise de audiência e captação do perfil da persona, a PH3A Tecnologia de Dados desenvolveu o DataTag. Ela é uma ferramenta de grande potencial de análise de audiência, que permite a captação de parte do tráfego anônimo, ampliando o volume de dados que ajudam a entender o público-alvo.

Com o DataTag, a captação de dados se multiplica, o que aumenta a precisão do cálculo da persona. Com este dado valioso as ações serão mais focadas e rentáveis, já que os investimentos serão direcionados de forma assertiva e inteligente.

DataTag
Conheça o DataTag, o radar exclusivo da PH3A que amplia a captação de dados de audiência para análise detalhada do comportamento do cliente. Encontre a sua persona, seus interesses, desejos e insatisfações. Com mais informações de audiência, suas campanhas serão mais bem focadas, rentáveis e acabam ficando mais baratas porque serão mais direcionadas ao público certo, com mais acertos e menos desperdício de recursos.

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Adriano Cortês

Jornalista, designer e produtor de conteúdo, atua no segmento de tecnologia de dados e empreendedorismo digital.

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