Aprendendo a interpretar dados de audiência

Digital e Vendas 22 de Fev de 2024

Entenda os seus dados de audiência na Internet

Os dados de audiência na Internet são uma fonte valiosa de informações para qualquer empresa ou organização que deseja entender o seu público-alvo. Eles podem fornecer insights sobre as preferências dos visitantes, os seus hábitos de consumo, as suas jornadas de compra e muito mais.

No entanto, interpretar os dados de audiência de forma correta nem sempre é uma tarefa fácil. Isso porque, na maioria dos casos, esses dados vêm de visitantes anônimos. Ou seja, os visitantes não fornecem informações pessoais, como o nome, endereço, e-mail ou número de telefone. Simplesmente navegam sem se identificar.

Apesar das limitações, os dados de tráfego anônimo ainda podem fornecer informações valiosas. Com uma boa leitura e interpretação, é possível entender o comportamento dos visitantes e identificar oportunidades para melhorar a experiência do usuário.

Por isso, é importante analisar as principais técnicas para fazer uma boa leitura e interpretação dos dados de audiência na Internet. E, também, falar de uma nova tecnologia que pode ajudar a identificar visitantes anônimos e fornecer muito mais informações valiosas.

Comparativo de Leitores de Tráfego - Google Analytics x DataTag
O DataTag tem o grande diferencial de captar informações individualizadas de parte da movimentação anônima gerando mais leads. Ele traz uma gama de informações encontradas no Big Data da empresa.

Principais técnicas para interpretar dados de audiência na Internet

A interpretação dos dados de audiência é uma tarefa complexa que requer experiência e conhecimento. No entanto, existem algumas dicas que podem ajudar as empresas a obter insights valiosos desses dados.

Em primeiro lugar, é importante escolher as métricas corretas para analisar. Elas devem ser relevantes para os objetivos desejados. Por exemplo, se a empresa quer aumentar as vendas, as métricas mais importantes são as taxas de conversão e o valor médio do pedido.

Em segundo lugar, comparar os dados históricos com os dados atuais. Essa comparação pode ajudar a identificar tendências e padrões.

Em terceiro lugar, interpretar os dados em conjunto com outras informações. Por exemplo, os dados de audiência podem ser combinados com dados de pesquisa de mercado para obter uma compreensão mais completa do público-alvo.

Para confirmar a audiência, o Google tem a ferramenta Google Analytics, que traz dados significativos, como tempo médio de navegação no site, origem física dos visitantes etc.

Assim, as ferramentas de medição de audiência, como o Google Analytics, passam a ser fundamentais para um melhor entendimento do perfil e dos hábitos e interesses do usuário. Dentre as análises mais comuns, algumas delas são fundamentais, a saber:

· Análise de tráfego

Essa técnica consiste em analisar o volume de tráfego do site, as melhores páginas, as origens dos visitantes e outros indicadores de desempenho.

· Análise de comportamento

Essa técnica consiste em analisar o comportamento dos visitantes no site, como o tempo de permanência, as páginas visitadas e a sequência de ações.

· Análise de engajamento

Essa técnica consiste em analisar o nível de engajamento dos visitantes com o conteúdo do site, como as curtidas, os comentários e os compartilhamentos.

Para escolher a técnica mais adequada, é importante considerar os objetivos da análise. Se a empresa deseja entender o volume de tráfego do site, a análise de tráfego é a técnica melhor. Se a empresa deseja entender o comportamento dos visitantes, a análise de comportamento é a melhor técnica.

Além das técnicas acima, existem outras ferramentas e recursos que podem ajudar na interpretação dos dados de audiência. Por exemplo, os softwares de análise de dados podem fornecer insights melhores sobre o comportamento dos visitantes.

Nova tecnologia DataTag identifica visitantes anônimos em sites

A maioria dos dados de tráfego anônimo provém cookies. Os cookies são pequenos arquivos de texto armazenados no navegador do visitante, que podem conter informações como o seu endereço IP, o seu navegador e o seu sistema operacional.

Assim, diante da necessidade das empresas de Internet contarem com novos e melhores recursos para suas operações, a PH3A Tecnologia da Informação desenvolveu a nova tecnologia DataTag – a ferramenta que pode identificar visitantes anônimos do site que estejam em seu Big Data. Desta maneira, o DataTag agrupa um certo número de visitantes que vão fornecer mais insights valiosos para os gestores de marketing.

O DataTag enriquece as campanhas de captação de leads, na medida em que fornece mais informações do perfil e de hábitos dos visitantes. Ou seja, com mais dados, é possível fazer melhor análise dos resultados para identificar padrões e tendências.

Além de ver o aumento no volume de dados coletados com a navegação anônima, o DataTag ainda identifica uma parte dos visitantes anônimos no Big Data da PH3A, um Big Data estruturado e atualizado. Essa identificação permite verificar quem são os usuários. E neste caso, eles servirão de referência para análise do perfil, mas não poderão receber comunicação direcionada, em respeito à privacidade do usuário, conforme a legislação de proteção de dados brasileira, a LGPD.

Assim, o DataTag passa a ser uma ferramenta de grande utilidade para empresas e organizações de todos os portes. A tecnologia é fácil de implementar e pode mudar o conceito da persona das empresas, bem como criar campanhas mais certeiras e rentáveis porque trabalha com o público-alvo mais exato.

A nova tecnologia DataTag proporciona uma série de benefícios para as empresas, incluindo:

Mais dados disponíveis

O DataTag possibilita as empresas coletarem mais dados sobre os visitantes anônimos.

Maior precisão dos dados

O DataTag identifica parte dos visitantes anônimos e pode ajustar a persona para melhor análise dos profissionais de marketing.

Novas oportunidades de análise

O DataTag abre novas oportunidades para as empresas analisarem os dados dos visitantes anônimos, permitindo uma análise maior e mais sugestiva.

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Benefícios mais importantes de ter mais dados de audiência de Internet

Os dados de audiência na Internet são muito importantes para as empresas e organizações por vários motivos.

Eles permitem que as empresas entendam melhor o seu público-alvo, identificando as preferências, os hábitos de consumo e as jornadas de compra dos seus visitantes. Essas informações são essenciais para desenvolver estratégias de marketing e vendas mais eficazes.

Os dados de audiência também ajudam as empresas a melhorar a experiência do usuário. Eles identificam quais páginas são mais visitadas, quais ações são mais realizadas e quais problemas os visitantes estão enfrentando. Essas informações podem ser utilizadas para melhorar a navegação, o conteúdo e a usabilidade do site.

Em terceiro lugar, os dados de audiência possibilitam um aumento nas vendas. Eles permitem segmentar melhor as campanhas de marketing e  atingir os visitantes com maior probabilidade de conversão.

Todas as empresas inteligentes crescem analisando dados de audiência para melhorar suas ações

Milhares de empresas utilizam dados de audiência para melhorar a suas estratégias de marketing e vendas. Isso traz muitos benefícios a todas elas. Abaixo, citamos algumas:

· Amazon

A Amazon utiliza dados de audiência para recomendar produtos aos visitantes do seu site.

· Netflix

A Netflix é outra das grandes corporações do mercado que usa dados de audiência para recomendar filmes e séries aos assinantes do seu serviço de streaming.

· Google

O Google, uma das maiores corporações do mundo, utiliza dados de audiência para personalizar os resultados de pesquisa, entre outras atividades.

Precauções necessárias para trabalhar com dados de audiência de Internet

  • É imperativo respeitar a privacidade dos visitantes. Ao coletar dados de audiência, as empresas devem garantir que os visitantes estejam cientes da coleta e que tenham a opção de não aceitar.
  • Os dados de audiência devem ser utilizados de forma responsável. As empresas devem utilizá-los para melhorar a experiência do usuário e aumentar as vendas, mas não devem utilizá-los para discriminar ou prejudicar os visitantes.
  • No Brasil, é a LGPD (Lei 13.709 de 2018) que regulamenta sobre o tratamento de dados pessoais e a proteção da privacidade do usuário, sendo a grande referência para as empresas sérias de Internet.

Os dados de audiência na Internet são uma fonte valiosa de informações. Com uma boa interpretação, esses dados podem ajudar a entender melhor seu público-alvo, melhorar a experiência do usuário e aumentar suas vendas.

A importância dos dados de audiência na Internet só tende a aumentar no futuro. Com o crescimento do e-commerce e do marketing digital, as empresas e organizações irão, cada vez mais, procurar entender e segmentar o seu público-alvo.

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Adriano Cortês

Jornalista, designer e produtor de conteúdo, atua no segmento de tecnologia de dados e empreendedorismo digital.

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